Blog

Postado em 28 de Dezembro de 2018 às 14h35

Conheça o brasileiríssimo cobogó e veja como aproveitá-lo na decoração

Chapecó (9)Tendência (8)

O cobogó é um elemento simples mas que não deixa de ser um grande incremento para projetos de arquitetura. Surgido no Brasil a partir de inspirações internacionais, essa estrutura que se assemelha a um tijolo vazado tem usos variados e pode ser observada em vários projetos pelo país.

Você pode até não conhecer pelo nome, mas certamente já reparou no cobogó por aí. Não sabe do que estamos falando? Continue lendo para entender mais sobre a história e uso do brasileiríssimo cobogó!

O que é e como surgiu o cobogó

O cobogó foi inventado em 1929 na cidade de Recife e recebeu esse nome por causa das iniciais dos sobrenomes dos três engenheiros que colaboraram com a criação: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de is.

O cobogó é uma estrutura que se assemelha a um tijolo vazado e pode ser feito de vários materiais como concreto, cerâmica, vidro, madeira, acrílico, entre outros. A inspiração para essa criação brasileira veio da arquitetura árabe com uma estrutura chamada de muxarabi e que acredita-se que foi criada com o intuito de manter os ambientes mais frescos.

Ao optar pelo cobogó, é possível fazer a separação entre áreas com menos rigidez do que com uma parede comum permitindo a passagem de luz e ar. O cobogó pode ser visto em formas diversas como em xadrez, círculos, folhas, estrela do mar e até em forma de coração.

Por que o cobogó é uma excelente opção para seus projetos

O cobogó foi inventado em Recife e se popularizou bastante em outras cidades da região Nordeste devido à sua principal característica: permitir a passagem de ar e ajudar a manter o ambiente mais fresco.

Ao mesmo tempo em que protege o ambiente do sol, o cobogó não fecha completamente a circulação de ar e é uma excelente opção para as regiões mais quentes. Devido a isso, o cobogó ainda é considerado um item favorável à construção sustentável, pois incentiva o uso de ventilação e iluminação naturais.

A variedade de formas, tamanhos, cores e materiais faz com que o cobogó possa ser encaixado nos mais diversos tipos de projetos. Existe uma estrutura que cabe em cada gosto e em todos os orçamentos, pois ele também pode ser uma forma econômica de construir. Para quem preza por alto padrão, o cobogó também pode ser adaptado para atender a essa demanda.

Por fim, o cobogó ainda é capaz de dar um toque especial de arquitetura e criar um diferencial nos ambientes em que é usado. Grandes arquitetos como Oscar Niemeyer e Lucio Costa utilizaram o cobogó em seus projetos.

Como aproveitar o cobogó na arquitetura e decoração

A flexibilidade do cobogó permite que ele seja usado em diversas áreas do imóvel e pode ser empregado em áreas que não exigem uma separação rígida ou que podem se beneficiar da entrada de luz e ventilação. Alguns exemplos do uso do cobogó são encontrados em:

  • fachadas de edifício;
  • na separação entre sala e cozinha;
  • divisórias entre quarto e closet;
  • separação entre sala de jantar e sala de estar;
  • proteção de varandas e sacadas;
  • fechamento de janelas para dar privacidade ao ocupante do cômodo sem bloquear a entrada de ar.


Enfim, você pode usar a criatividade e empregar o cobogó para embelezar diversos pontos das casas, apartamentos e edifícios comerciais. Porém, vale lembrar que essa estrutura não tem função estrutural e precisa ser reforçada caso tenha uma altura superior a 1,80 m. Na dúvida, consulte sempre um profissional capacitado.

Você se interessa por arquitetura e decoração e quer mais dicas para dar um toque especial ao seu lar? Aprenda agora mesmo 5 maneiras de usar plantas no apartamento!


Fonte imagem: Projeto de Carol Vilela Arquitetura & Design com o cobogó Quadrado, da Manufatti. (Henrique Ribeiro/Manufatti Revestimentos)

Veja também

Por que adquirir uma sala comercial no centro de Chapecó11/02 A localização é um dos temas mais citados quando o assunto é a escolha e a valorização de um imóvel. Sendo assim, essa característica, aliada a muitas outras vantagens, vem atraindo investidores para empreendimentos no centro de Chapecó, em Santa Catarina. Quando se trata de encontrar o espaço ideal para abrir uma empresa, a......
Procurando dicas de preparação da casa para o Natal?20/12/18 Uma das coisas mais agradáveis do Natal é, certamente, vivenciar a ceia e a troca de presentes com algumas das pessoas que mais amamos. Em tempos de rotina corrida, inclusive, esse é dos poucos momentos do ano em que as famílias......

Voltar para Blog