Blog

Postado em 06 de Setembro de 2018 às 16h10

Cinco maneiras de usar plantas no apartamento

Tendência (8)

Finalmente chegou o momento de comprar aquele apartamento tão sonhado. Então, você começa a pensar na decoração e no paisagismo que podem deixar o seu lar convidativo e personalizado. Mas você sabe como usar plantas em apartamento?

É possível desfrutar da beleza e do frescor da natureza mesmo morando nesse tipo de imóvel. Afinal, muitas espécies de plantas se adaptam aos ambientes com pouca luz e podem incorporar vida e bem-estar aos diversos recintos do seu apartamento.

Quer saber como se aliar à natureza para deixar a sua residência linda e acolhedora? Então, confira 5 maneiras de usar plantas em apartamentos!

1. Como aliar beleza e elegância usando plantas em apartamento

As salas de estar e de jantar são ambientes que devem prezar pelo conforto, pela beleza e pela elegância pois é neles que os moradores se reúnem e recebem visitas.
Folhagens, arbustos e até flores podem deixar esses espaços divertidos e requintados. Veja algumas sugestões de paisagismo para as salas de estar e de jantar:

  • árvores de pequeno porte — alguns tipos de arbustos como a palmeira leque e o ciclantus se desenvolvem bem em lugares com pouca luminosidade e pedem terra úmida sem ser encharcada;
  • orquídeas — essa linda espécie também necessita de pouca umidade, mas precisa receber a luz do sol de manhã e à tarde e de um ambiente arejado. Elas são ótimas para decorar os aparadores e o centro das mesas;
  • begônia e violeta — essas espécies florescem com frequência e também ficam lindas sobre mesas e em prateleiras. Elas gostam de sombra e se desenvolvem bem em terra úmida, mas as folhas não devem ser molhadas;
  • jardim vertical tropical — esse recurso pode ser utilizado para destacar paredes ou disfarçar pilares. Portanto, aposte em um mix de plantas como samambaias, bromélias, jiboias e lírios da paz que gostam de sombra moderada e encantam com o visual tropical.


2. Como usar as plantas para agregar beleza e calma aos quartos

Além de ornamentar, algumas plantas podem ajudar a melhorar da qualidade do ar e são ótimas para a decoração de dormitórios. Confira algumas espécies consideradas amigas do sono:

  • espada de São Jorge — além de ajudar na purificação do ar, essas plantas são muito resistentes e fáceis de cuidar;
  • jasmim — essa planta precisa de luz solar e o ideal é cultivá-la em um vaso próximo à janela. Além de produzir lindas flores brancas, o jasmim exala um aroma suave e agradável;
  • alfazema — também conhecida por lavanda, essa linda planta de flores azuis espalha um perfume maravilhoso e relaxante no ar. Ela gosta de sol e pode enfeitar janelas ou sacadas de quartos e outros ambientes.


3. Como as plantas podem deixar o banho mais relaxante e agradável

  • O ambiente úmido com pouca incidência de luz solar dos banheiros torna as suculentas bastante indicadas para a decoração desse cômodo. Elas são muito resistentes, precisam de pouca água e podem imprimir delicadeza e charme ao local.
  • Outra boa dica para o paisagismo de banheiros são os jardins tropicais citados anteriormente. As plantas tropicais gostam de umidade e calor e podem levar o verde para o ambiente, potencializando a sensação de relaxamento na hora do banho.


4. Como uma horta em casa pode tornar a vida mais saudável

  • Alguns tipos de ervas, condimentos e temperos como alecrim, manjericão, hortelã, cebolinha e salsa podem ser cultivados em apartamentos. Para isso, você pode aproveitar um espaço próximo à janela da cozinha, da área de serviços ou um cantinho da sacada.
  • Essas plantas requerem cuidados como adubação e rega e precisam de sol. Em compensação, elas levam o frescor da natureza para dentro de casa e ainda podem deixar os alimentos mais saudáveis e saborosos.


5. Como as plantas podem tornar a sacada ainda mais convidativa

  • Ter uma sacada no apartamento para usar em momentos de lazer e descontração com a família e os amigos é tudo de bom. Ela pode ser utilizada, por exemplo, para acomodar um belo espaço gourmet com churrasqueira.
  • Um jardim vertical ou uma horta suspensa podem tornar as sacadas ainda mais alegres e acolhedoras. Portanto, aproveite um cantinho desse recinto para cultivar plantas que receberão luz e vento moderados e ficarão lindas.
  • Como você viu, é perfeitamente possível cultivar plantas em apartamento. Dessa forma, você poderá transformar a sua residência em um oásis tranquilo e aconchegante.


E aí, você gostou de saber como cultivar plantas em apartamentos? Curta a nossa página no Facebook para acompanhar as novidades sobre os empreendimentos que podem se tornar o seu novo lar!

Veja também

Decoração com plantas: descubra as melhores opções para ambientes fechados18/02 Você sabia que é perfeitamente possível cultivar plantas em ambientes fechados? Além de incorporar beleza e o frescor da natureza ao interior do imóvel, essa atividade pode ser mais simples do que você imagina e ainda é prazerosa e relaxante. As plantas alegram e embelezam o ambiente e ainda melhoram a qualidade do ar. Ficou com vontade de incrementar a......

Voltar para Blog